Cursos

Educação Infantil

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Compartilhe:

O trabalho pedagógico na Educação Infantil é baseado no princípio da promoção do desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento e tem como objetivo criar um ambiente em que as crianças, progressivamente, despertem o prazer por aprender, a curiosidade para conhecer, questionar e resolver situações do dia a dia. Desta forma, o Colégio Módulo investe no potencial de cada aluno ao oferecer uma educação que incentiva a busca de informações, formando um cidadão crítico e reflexivo.

É na Educação Infantil que a criança desenvolve a obtenção da autonomia, a criatividade, a competência intelectual, e, principalmente, as relações sociais e afetivas. Os planos educacionais do Colégio fundamentam-se na formação cognitiva e social do educando, sendo o professor um mediador na construção do conhecimento do aluno.

Com um prédio exclusivo para a Educação Infantil, o Colégio Módulo atende crianças a partir de 02 anos de idade, devidamente acompanhadas de uma equipe técnica composta por Psicóloga, Psicopedagoga e Fonoaudióloga, além da coordenação pedagógica específica. Com o ensino da linguagem oral e escrita, língua estrangeira (inglês a partir dos cinco anos de idade), artes visuais, música, contador de histórias, matemática, natureza e sociedade, os alunos são preparados para a vida acadêmica e formados para contribuir na construção de uma sociedade cidadã.

Projetos

Projeto Nutrindo

Uma alimentação saudável é composta por substâncias químicas que o corpo precisa para funcionar corretamente. Para refletir e alertar os alunos sobre a importância de hábitos saudáveis, o Colégio Módulo implementou o Projeto Nutrindo.

Ao fundamentar-se na conscientização de uma boa alimentação, o Projeto, criado em 2006 sob a supervisão da renomada nutricionista Marcela Mori, é uma estratégia de reeducação alimentar que ensina a criança o valor nutritivo dos alimentos, a importância das frutas, legumes, cereais e raízes para que, assim, o aluno tenha uma vida saudável.

A prática de atividades físicas também faz parte do Projeto, tendo em vista que a importância da alimentação está ligada à execução de exercícios físicos.

Projeto Cultura e Lazer

Baseado na dramatização, o Projeto Cultura e Lazer, tem como meta o desenvolvimento da linguagem oral e da expressão corporal. Também são trabalhadas outras atividades cognitivas essenciais ao desenvolvimento da personalidade e formação do caráter do aluno, tais como: iniciativa, imaginação, interesse, expressão dos sentimentos e atitudes equilibradas.

Projeto PAI: Pensamento, Ação e Inteligência

Desenvolvido desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, o Projeto PAI (Pensamento, Ação e Inteligência) é aplicado em duas vertentes, tornando-se um núcleo dinamizador da ação educativa.

A primeira trabalha as habilidades e competências que estão na base da aprendizagem, promovendo uma atitude de melhora da percepção e da atenção do aluno. Sendo assim, atua na consciência dos processos da memória, do pensamento e da linguagem, ao trabalhar a estruturação do espaço e do tempo, a psicomotricidade e a expressão artística.

A segunda utiliza uma metodologia que favorece a autoaprendizagem por parte do aluno, introduzindo-o no processo de aprender a aprender. Este objetivo é alcançando pela mediação verbal, pelo diálogo, no qual o educador é o mediador. São levados em conta os aspectos metacognitivos, a fim de que o aluno seja protagonista da sua própria aprendizagem.

 

Equipe Pedagógica

Coordenadora Profa. Kátia Rocha
Auxiliares de Coordenação Profas. Cristiane Campos Melo e Luciana Santos
Psicóloga Luciana Uzeda
Psicopedagoga Madalena Araújo
Fonoaudióloga Sulamita Chagas
Musicalização Andrezza Felisarda
Contador de Histórias Andreza Felizola, Marília Alves e Patrícia Lemos

 

Vídeos