A célula ao alcance das mãos

Publicado em: 29/02/2016

O corpo humano possui mais de 10 trilhões de células. Cada célula possui uma estrutura detalhada com  várias funções. Considerada a menor parte dos seres vivos, a célula só consegue ser identificada por meio do microscópio. Pensando nesse contexto, a professora de Ciências do Colégio Módulo, Dayse Simões, desenvolveu uma aula prática muito dinâmica para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. “Tudo isso é muito importante para desenvolver a habilidade e estimular  conhecimento”, ressaltou.

Na bancada do Laboratório de Ciências, os alunos tiveram a oportunidade de construir uma célula com diversos tipos de materiais. Massas de modelar, isopor, bolas de gude e até alimentos foram transformados em estrutura celular. “Cada aluno usou a sua própria criatividade para participar da aula prática. Esse tipo de trabalho é muito significativo”, comentou a professora Dayse.

Os alunos João Bosco, Sérgio Diniz, Vitória Carvalho e Maira Brito descobriram diversas maneiras de conhecer a célula. Com o conhecimento teórico debatido em sala de aula, eles colocaram a mão na massa e detalharam a estrutura celular, a exemplo do ribossomo, núcleo, citoplasma, mitocôndria, retículo endoplasmático e complexo de golgi. “Foi muito bom porque nós conseguimos ver como as partes ficam distribuídas”, disse Sérgio Diniz.

O aluno João Bosco também comemorou o sucesso da aula prática. “Aqui foi tudo muito interessante. No livro não dá pra perceber tanto toda a estrutura. Foi um conteúdo de grande importância”, registrou. “Nós aprendemos bastante com essa aula”, acrescentou a aluna Vitória Carvalho. “Também gostei muito da aula. Com a prática, a teoria fica mais fácil”, falou Maira.