Alunos competem com seus projetos

Publicado em: 10/10/2017

Com 18 equipes participantes, Campeonato de Robótica reúne alunos do 6º ao 9º ano. Equipes do 9º ano D e do 7º ano E vencem a competição.

O uso da tecnologia está cada vez mais inserido no nosso dia a dia, e no ambiente escolar não poderia ser diferente. Para aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas de Robótica Educacional, os alunos do 6º ao 9º Ano mostraram os seus projetos no Campeonato de Robótica, realizado no último sábado (7), na quadra do Colégio Módulo. Com 18 equipes inscritas, divididas em duas categorias, os participantes foram desafiados a executar o maior número de vezes o percurso da missão com seus robôs, num tempo de 3 minutos.

A proposta da competição é apresentada no retorno do segundo semestre letivo, só então os alunos se inscrevem e começam a desenvolver seus projetos e treinar para as missões. As equipes participantes do Campeonato de Robótica foram avaliadas em dois rounds. “No primeiro tempo, é avaliado quem consegue realizar o maior número de missões e, no segundo tempo, tentar executar as ações que não conseguiram no primeiro. Além disso, os jurados também avaliaram quesitos como torcida, organização e presença de convidados”, explica o coordenador de educação tecnológica do Módulo, Carlos Santana. As equipes vencedoras de cada categoria foram a do 9º Ano D e do 7º Ano E.

Participando pela primeira vez da competição, a aluna Gabriela Monroy, do 7º Ano E, conquistou, com sua equipe, o primeiro lugar na categoria 6º e 7º Anos. “Fiquei impressionada em montar um robô do zero, achava que era impossível, mas conseguimos cumprir todos os obstáculos da missão. Precisei manter a calma e o foco no objetivo nos momentos mais difíceis”, relata.

Para a pedagoga, Nívea Antunes Monroy Leite, mãe de Gabriela, a robótica prepara os alunos desde cedo para enfrentar desafios e não desistir. “Teve horas que ela pensou que não ia conseguir, mas persistiu e conquistou junto com sua equipe o primeiro lugar na sua categoria”, pontua.

Robótica Educacional

Com duas aulas quinzenais, a partir do 6º Ano, os alunos do Colégio Módulo desenvolvem habilidades e competências como raciocínio lógico e habilidades manuais, conhecimentos tecnológicos e mecânicos. “Além disso, contextualizamos a robótica com outras disciplinas como matemática, ciências e geografia. Só então, iniciamos a montagem e a programação dos robôs”, explica o coordenador de educação tecnológica, Carlos Santana.

Após a montagem dos projetos, vem a etapa de problematização, em que os alunos orientados a fazer seus projetos cumprirem desafios e vencer obstáculos. “Essa etapa da problematização é a mais importante, pois prepara os alunos para enfrentar desafios, trabalhar em equipe, lidar com conflitos e conviver com diferenças”, enfatiza Carlos.