Colégio Módulo realiza desfile cívico

Publicado em: 09/09/2015

O sentimento cívico, balões e bolo de aniversário marcaram o desfile em homenagem à Independência do Brasil e à comemoração dos 25 anos do Colégio Módulo. Realizado nesta sexta-feira, 4, o evento contou com a participação dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

As palavras iniciais foram proferidas pela assessora pedagógica, Lúcia Montalvão, que lembrou a importância do momento, bem como a contribuição do Módulo para a sociedade ao cultivar o patriotismo. “Estamos formando cidadãos para a construção de um Brasil mais justo, mais solidário, que seja capaz de respeitar a natureza e seus semelhantes, com um povo mais feliz”, frisou.

Abrindo oficialmente a solenidade, foi executado o Hino Nacional, como também houve o hasteamento das bandeiras patrióticas pelo vice-diretor, Paulo Mesquita, pelo coordenador das 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio, Jair Figueiroa, e pela coordenadora do Ensino Fundamental I, Márcia Vieira.

De acordo o vice-diretor, Paulo Mesquista, o desfile é uma forma de estimular o civismo. “É um trabalho de conscientização feito pelo Módulo. Além do desfile, desenvolvemos projetos relacionados ao nacionalismo, como o Projeto Brasil e o de Redação”, pontuou o vice-diretor.

O ato cívico contou com o apoio da banda do Colégio Estadual Sabino Ribeiro. Ao som das marchas, o estudante do 5° A, Yuri Gonçalves, carregava a bandeira do Brasil. “Estou muito feliz porque levo o país nas minhas mãos”, ressaltou o aluno deixando traduzir no olhar a sensação de defender a Pátria.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil, Kátia Rocha, o 7 de Setembro é uma data que deve ser lembrada e comemorada. “Ao celebrar a independência, implantamos valores morais e cívicos nos alunos, relembrando a história do nosso país”.

Para a mãe, Ana Paula, o evento contribuiu para o crescimento moral dos estudantes. “Eles têm uma noção de dever cívico”, declarou. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo pai, Alex do Nascimento. “Essa consciência patriótica que o Módulo desenvolve nos alunos é prioritária, sendo um resgate feito junto às novas gerações”, afirmou.

Considerando que o amor à pátria deve ser semeado na vida escolar, a coordenadora do Ensino Fundamental I, Márcia Vieira, destacou que “é na escola que se forma o verdadeiro caráter do homem civilizado. O patriotismo deve ser o primeiro passo para motivar nosso povo a querer lutar por essa nação, fazendo com que as pessoas descruzem os braços e arregacem as mangas para construir, cada vez mais, um país melhor”.

Quem esteve presente pôde constatar a história dessa Instituição de Ensino contada nos pelotões. E com o tema “25 anos do Colégio Módulo”, alunos, pais e professores puderam festejar as bodas de prata com muito entusiasmo. “Montamos um bolo de aniversário para comemorar e cantar os parabéns. É um sentimento de amor e respeito pelos 25 anos do Módulo. Todos fazem parte desta história”, contou a professora do 5° Ano, Jane Campos.