Conquistas na X Olimpíada Ambiental

Publicado em: 23/10/2017

As alunas Isadora Ralin e Lívia Amorim conquistaram o 1º e o 10º lugar, respectivamente, na X Olimpíada Ambiental de Sergipe, que teve como tema “Água residual: O que fazer e como reutilizar?”. Isadora, aluna do 9º Ano, participou na categoria Produção de Texto, e Lívia, aluna da 2ª Série do Ensino Médio, na categoria Artes.

Para produzir o texto, Isadora buscou a orientação da professora Flávia, de biologia. “Foi muito bom porque ela me ajudou muito. Eu pesquisava, escrevia e sempre mostrava a ela”, disse. No texto, Isadora abordou soluções para o reaproveitamento da água. “Além de apontar soluções, sobre como a água poderia ser reaproveitada, comentei também sobre a importância de conscientizar as pessoas”, explica.

A Olimpíada reuniu 1.207 alunos e 164 professores, de 68 escolas públicas e privadas, sendo 778 trabalhos aptos para o processo de avaliação. “Fiquei muito feliz com o primeiro lugar na minha categoria. Foi a primeira vez que participei de uma olimpíada assim. Tenho paixão por escrever e, sem dúvida, está sendo um momento especial”, comemora Isadora.

Inscrita na categoria Artes, a aluna Lívia Amorim fez uma maquete mostrando como a água deve ser reutilizada pelas pessoas e pelas empresas. “Uma das ideias foi destacar que a água pode ser reaproveitada para muitas atividades do dia a dia, como jardinagem e lavagem”, enfatiza. Com o trabalho, Lívia conquistou o 10º lugar.

Olimpíada

A X Olimpíada Ambiental de Sergipe é uma iniciativa do Governo do Estado e será promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), Federação das Escolas Particulares de Sergipe (FENEN-SE) e Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (SEMED).

Os trabalhos foram divididos em três modalidades, contendo subdivisões: Arte (Pintura, Escultura, Colagem, Cartaz, Maquete e Quadrinhos); Produção de Texto (Redação, Poema, Crônica, Cartilha e Literatura de cordel); e Projetos (categoria exclusiva dos professores).