Matemática aplicada ao dia-a-dia

Publicado em: 27/09/2017

Alunos do Colégio Módulo expõem como a matemática está presente no cotidiano das pessoas

O porquê de aprender matemática, questionamento comum por muitos alunos, foi desvendado durante a II Mostra de Matemática do Colégio Módulo. O evento aconteceu no último sábado (23) e reuniu mais de 150 alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. As 22 equipes participantes da Mostra apresentaram a aplicação da disciplina em diversos segmentos: da nutrição à culinária, dos jogos aos números de documentos oficiais.

Para o coordenador dos 6º Anos, Márcio Menezes, o projeto trouxe mais segurança para os alunos lidar com a disciplina que sempre carregou o estigma de ser uma das mais temidas. “A dificuldade na matemática existe por falta de treino, e essa é uma disciplina essencialmente prática. Mostrar como ela está presente nas atividades cotidianas estimula a prática dos alunos”, destaca Márcio.

Com temas sorteados no final do primeiro semestre, os alunos desenvolveram seus projetos e o formato de apresentação. “Tudo é desenvolvido por eles e, na montagem, percebemos também o crescimento do envolvimento da família nos projetos”, ressalta a professora de matemática Mariele Santana.

Foi assim com a Priscila Cardoso, mãe da aluna Ana Caroline, do 6º ano D. Ela conta que os pais da equipe criaram um grupo de whatsapp para dividir as tarefas e poder auxiliar os filhos no desenvolvimento do projeto. “Sou psicóloga e acho muito importante a participação dos pais e da família, porque ela se sente mais confiante e motivada”, pondera.

Para a filha, a aluna Ana Caroline, que participou da equipe que apresentou a presença da matemática na Nutrição, com o tema Índice de Massa Corporal, também foi uma oportunidade de ganhar confiança. “Sou tímida e sentia dificuldade em me apresentar para as pessoas. A mostra me fez melhorar nisso, além de ajudar o aprendizado da matemática de uma forma mais interativa”, comemora.

O economista Valdson Mendonça, pai do aluno Gabriel Mendonça, do 6º ano B, também destacou a importância de atividades que desmistifiquem a disciplina como algo difícil. “Uma vez meu filho me perguntou para que servia a matemática da escola e esse tipo de evento mostra que a disciplina está presente em tudo”, pontua Valdson. O grupo de Gabriel apresentou as regras matemáticas na formulação dos números de CPF no Brasil. Além disso, aplicaram as fórmulas em planilhas excel para que os visitantes da Mostra pudessem descobrir os dois últimos dígitos do CPF, digitando apenas os nove primeiros números e a verificação da regularidade do documento.

Se havia dúvida, agora há certezas e sorrisos de que a matemática soma muito aprendizado na vida dos alunos, divide experiências e multiplica conhecimento.