Nutrição com conhecimento

Publicado em: 09/03/2016

Em 2016, o Projeto Nutrindo, criado pelo Colégio Módulo, surgiu com novas características para atender ao aluno de maneira mais ampla, além de dar o apoio necessário para orientar os pais. “O projeto iniciou como uma forma de auxiliar os pais no envio de lanche para a escola. Este ano, estamos de cara nova, com muitas novidades e um espaço maior para falar sobre nutrição”, disse a nutricionista Candice Mattos, que faz parte da equipe da também nutricionista Marcela Mori, responsável pela supervisão técnica do projeto.

O Projeto Nutrindo tem como proposta ensinar à criança o valor nutritivo dos alimentos, mostrando a importância das frutas, legumes, cereais e raízes, com o intuito de estabelecer hábitos saudáveis. “Essa mudança deve ocorrer primeiro em casa. Nosso objetivo é desenvolver um melhor paladar para as crianças, que geralmente só conhecem o doce e o salgado. Aqui temos a oportunidade de apresentar novos sabores”, comentou Candice.

Dentro da nova metodologia de trabalho do Projeto Nutrindo, haverá um acompanhamento pessoal, com dicas e orientações nutricionais. “Semanalmente, todas as quartas, entrarei em sala de aula e, por 20 minutos, irei explicar e orientar sobre alimentação saudável, falando sobre os benefícios de cada fruta ou verdura”, enfatizou. “Nossas orientações irão envolver atividades lúdicas e outras formas de brincar com o hábito alimentar. A alimentação não pode ser obrigação, mas sim um ato prazeroso”, completou a nutricionista. “Também iremos medir a altura e o peso para observar o crescimento do aluno”, disse.

“No lanche, o fundamental é não faltar fruta”, destacou Candice Mattos. “Com isso, temos uma fonte de fibras para melhorar o intestino, fonte de vitaminas e minerais”, acrescentou. Para a nutricionista, algumas as orientações são fáceis e podem provocar mudanças de imediato. “Trocar o suco de caixa, os industrializados, por natural. Evitar alimentos com uso de corante, que é uma substância que não tem nenhum benefício”, pontuou.

As orientações do Projeto Nutrindo serão trabalhadas com crianças do Maternalzinho até o 1º Ano do Ensino Fundamental. “Cada Série permite trabalhar de maneira diferente. Com os menores, pensamos no lado lúdico, para eles irem conhecendo as frutas e cereais. Já os maiores, explico temas como saúde, diabetes  e hipertensão”, explicou Candice.