Poetas da Família Módulo

Publicado em: 27/03/2017

A literatura é um universo encantador e cheio de possibilidades para criar e contar histórias. É nesse ambiente de palavras, que dois alunos, Marcos Vinicius Nunes e Carolina Gouveia Borba, e um colaborador do Colégio Módulo, Valmir Rodrigues, conseguiram se destacar. Eles foram selecionados para a publicação da terceira edição do livro “Antologia Literária da Loja Maçônica Cotinguiba”, que reuniu 155 textos entre contos, crônicas e poesias.

O livro, que possui 370 páginas, é resultado de um concurso que teve 1.336 trabalhos inscritos, de 103 escolas (públicas e particulares), provenientes de 43 cidades, em 7 Estados. Entre os selecionados, estão os alunos Marcos Vinicius Nunes e Carolina Gouveia Borba, que atualmente, estudam no 8º Ano do Ensino Fundamental. Com a orientação da professora Marivalda Teles, eles escreveram textos em cordel para uma atividade pedagógica em sala de aula.

“Em 2016, tivemos a oportunidade de promover um grande trabalho com os alunos de acordo com cada disciplina. A ideia foi estimular a escrita e a leitura e dar a eles um novo olhar diante das matérias estudadas. Foi uma forma diferente de estudar diversos assuntos abordados no currículo escolar, facilitando a compreensão dos conteúdos”, explicou a professora Marivalda que, durante os trabalhos, convidou o cordelista Chiquinho Além-Mar para conversar com os alunos.

O resultado dessa iniciativa foi a produção de textos literários feitos com muitos amor e dedicação. A aluna Caroline Gouveia Borba disse que foi uma experiência incrível ver seu texto publicado em um livro. “Foi sensacional. Gostei muito e quero ter mais oportunidades assim. Sem dúvida, foi um momento especial em minha vida”, ressaltou. O seu colega de turma, Marcos Vinicius, compartilha do mesmo entusiasmo. “Fiquei muito surpreso com tudo isso. Foi um presente para mim e para meus pais ver tudo isso se realizando”, enfatizou.

Quem também foi destaque na terceira edição do livro “Antologia Literária da Loja Maçônica Cotinguiba”, foi o colaborador Valmir, que descreveu, em uma poesia, todas as suas lembranças na cidade de Porto da Folha. “Contei como foi viver na cidade e todo o contato que tive com um dos meus tios. A poesia é maravilhosa porque nela podemos reviver momentos que jamais serão esquecidos”, registrou Valmir, um exímio poeta.