Point do Debate

Publicado em: 04/03/2016

A cada momento surge um novo acontecimento que revela o quanto o mundo é dinâmico. Para os alunos, que estão diante do vestibular, essas informações são importantes para estimular o conhecimento e aumentar o repertório sociocultural. Motivado por essa ideia, o Colégio Módulo criou o projeto “Point do Debate”, uma iniciativa que reúne professores de diversas disciplinas para a apresentação de temas relevantes e de grande repercussão.

A coordenadora do projeto, a professora de Redação Nádia Oliveira, destacou que a ideia possui uma forma interativa de abordar os temas. “Teremos professores de disciplinas diferentes, que irão comentar e provocar o debate. Então, para o aluno, será um momento muito importante para aprender sobre vários assuntos e prepará-los para o vestibular, principalmente para a prova de Redação”, enfatizou.

Cainã Vilanova, professora de Redação, também comentou sobre a relevância do projeto para os alunos. “O objetivo é trabalhar temas de maneira interdisciplinar e oferecer aos estudantes o conhecimento para a produção textual”, disse. “Nesse primeiro encontro, por exemplo, conversamos sobre o meio ambiente, destacando a tragédia em Mariana e mostrando os efeitos dessa catástrofe”, explicou.

Os professores Sérgio Ricardo e Carla Norma, ambos de Geografia, produziram suas apresentações sobre o tema “Desastres ambientais e seus efeitos à sociedade brasileira”. “O Enem aborda temas atuais e o aluno precisa contextualizar para fazer uma boa pontuação”, destacou a professora. “É necessário manter esse debate em dia, colocando as diversas questões que envolvem cada assunto de maneira geral e específica. A ideia é deixar o aluno bem à vontade para que a informação seja absorvida da melhor maneira possível”, ressaltou o professor Sérgio. O momento contou ainda com a participação do professor Hiran.

Os alunos Gisele Silva e Alexandre Victor aprovaram a ideia do “Point do Debate”. “Quanto mais conhecimento melhor. Gostei muito dessa iniciativa, principalmente porque envolve outras disciplinas em um mesmo lugar”, elogiou Gisele. “As aulas são muito bem explicadas pelos professores que comentam vários pontos sobre um determinado tema. Então, eu acredito que foi muito produtivo para adquirir repertório durante a produção das redações”, acrescentou Alexandre.

O “Point do Debate” aconteceu na última quinta-feira, 3. Para os alunos da 2ª Série, foi apresentado o tema “Educação, jovens e mídias sociais: modos de construir o “outro” na sociedade”, que contou com a participação dos professores Luisão, Kátia, Fábio e convidados.