Inteligência de Vida

Publicado em: 30/10/2018

O sentimento é a matéria-prima das relações humanas. O que o amor, a alegria, o tédio, a ansiedade, a gratidão, a coragem e o orgulho têm em comum? Todos esses sentimentos, em algum momento da vida, tornam-se experiências do cotidiano. É dentro desse contexto que o Laboratório Inteligência de Vida (LIV) atua. Este é um grande laboratório, mas um pouco diferente do que costumamos ver por aí. Todas as aulas são ministradas por psicólogas. Aqui, no Colégio Módulo, são três profissionais que atuam do 1º ao 6º Ano do Ensino Fundamental.

Pioneiro em Sergipe, o Colégio Módulo iniciou o projeto LIV em 2017, ampliando em 2018 para as turmas do 1º ao 6º Ano. “Em 2019, vamos estender o projeto e dar continuidade ao trabalho com os alunos inseridos nas atividades”, registrou Marilia Franco, psicóloga responsável pelo LIV, que atua nas turmas do 6º Ano. “A expectativa para 2019 é ver a constante evolução dos alunos, principalmente, referente às habilidades socioemocionais e relações interpessoais”, afirmou Adriana Lima, psicóloga que trabalha com o LIV nas turmas do 2º ao 5º Ano.

Diferente de um laboratório comum, que possui tubos de ensaio e microscópios de última geração, o LIV experimenta a vida e o que há de mais belo nela: os sentimentos e os relacionamentos. “O LIV permite não só que os alunos vivenciem e reflitam sobre situações que já vivenciaram ou que podem enfrentar futuramente, como também a lidar com as mais diversas situações que podem surgir durante a sua vida escolar”, destacou Adriana.

No LIV, o aluno desenvolve o seu pensamento crítico, entende que, com a ajuda de outros é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo. No LIV, não há sentimento bom ou ruim, todos são permitidos e compreendidos para que os alunos possam lidar com eles da melhor maneira possível. “O ano de 2018 foi gratificante porque tivemos a referência de 2017, ano de implantação do projeto e conseguimos pensar e falar abertamente sobre as habilidades socioemocionais. Os ganhos foram imediatos”, destacou Patrícia Araújo, psicóloga que atende o LIV nas turmas do 1º Ano.

A partir das atividades do LIV, os alunos aprendem diversos benefícios como: auxílio na superação dos desafios, trabalho em equipe, melhoria no desempenho escolar e convívio com as diferenças. “Cada série possui metodologias diferentes, com dinâmicas, contação de histórias, mascotes, entre outras atividades. Em outras turmas, também são trabalhadas as competências socioemocionais ligadas aos hábitos”, explicou Marilia Franco.

Em cada turma, o LIV acontece uma vez por semana dentro da grade curricular, contribuindo para a formação de um cidadão mais completo para os desafios do século XXI. Em sala, as psicólogas promovem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”. “A principal mudança que percebemos nos alunos foi na forma de interagir e aceitar as diferenças, além da forma de se comunicar e de adquirir o pensamento crítico”. Adriana.

A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, com um currículo pensando nas particularidades de cada faixa etária. “Trabalhamos de diferentes formas, com dinâmicas, momentos de reflexão, círculos de confiança e debates sobre o comportamento de personagens. A nossa intenção é despertar e fazer o aluno refletir sobre as suas ações”, disse Marília.