O papel dos pais: uma rotina de dedicação ao estudo dos filhos

Publicado em: 02/09/2015

Mãe de duas crianças, Anna Karenina de Andrade Teixeira abriu mão da vida profissional para acompanhar a vida escolar dos filhos.  Um dos seus filhos, Marcus Leandro, já tem oito anos e está cursando o 2° Ano do Ensino Fundamental no Colégio Módulo. Para que pudesse estar mais perto da rotina de Marcus, Anna Karenina decidiu dedicar cerca de 10 horas semanais para o estudo do filho.

De segunda-feira à quinta, após o esporte, eles têm um encontro marcado na biblioteca do colégio. “Logo pela manhã, ele tem que cumprir algumas obrigações em casa para depois vir para o esporte. Ao término, Marcus toma banho aqui no Módulo e começa a estudar na biblioteca até a hora da aula ou até terminar a tarefa do dia”, relata Anna Karenina ao lembrar da rotina.

Esse acompanhamento diário, segundo a mãe, é muito importante para o desenvolvimento do filho, mas que só foi possível por causa da interação entre a escola e a família. “Quando percebi que eu podia fazer esse trabalho aqui com meu filho, para mim foi perfeito porque a escola oferece toda uma estrutura física, além do apoio pedagógico. É como se fosse uma segunda família, as portas do Colégio estão sempre abertas”.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental do 2° Ano ao 5°, Márcia Vieira, a participação da família no processo educacional é de suma importância, visto que “a demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem, pois isso repercute não só no desempenho escolar, mas também na vida da criança como um todo”.

A psicopedagoga do Colégio Módulo, Madalena Araújo, reforça que a parceria entre o Módulo e a família só traz benefícios para o aprendiz. “Um dos principais fatores que contribui para o aprendizado do aluno é a participação da família. Os pais não devem visitar o colégio só quando o aluno estiver com baixo rendimento em alguma disciplina, mas sempre estabelecer uma ligação com os professores”, diz.

Apesar de a rotina ser intensa, o pequeno Marcus já sabe da importância do estudo para a vida. “É importante aprender. Ainda não sei o que quero ser, mas tenho que estudar para ter sucesso”.  E pelo visto, estudar muito não é problema. “A matéria que eu mais gosto é o inglês”, sorri Marcus olhando para a mãe ao lembrar do último 10 que tirou na prova.

IMG_9352

Para os pais que não podem participar integralmente da rotina dos filhos, atitudes simples, como uma conversa e acompanhamento do dever de casa, influenciarão positivamente na vida escolar, é o conselho de Anna Karenina. “A falta dos pais não dá para ser compensada com objetos materiais, como a gente tem visto ultimamente. Por mais que o seu dia tenha sido cansativo, sente com o seu filho e converse com ele sobre a escola, procure saber qual o assunto que ele está aprendendo, olhe o dever que ele fez e sempre esteja de olho na agenda. São ações que irão trazer resultados positivos no futuro”, finaliza a mãe.